21/08/2020
0 Comentários

Adubação

Toda planta necessita de alimentação, essa alimentação chamamos de adubação.

Assim como nós, a planta precisa de nutrientes para exercer todas as funções dela, e cada nutriente é importante, porém em quantidades diferentes.

Por isso os nutrientes estão divididos em: macro e micro nutrientes, todos indispensáveis!

No laboratório, conseguimos detectar quais e em qual quantidade estão disponíveis. E também de uma forma mais simples, com equipamento básico (EC metro), detectamos apenas a quantidade disponível por meio da eletro condutividade. Essa análise nos traz também a acidez do solo, o pH.

No grupo de macro estão: Nitrogênio (N), Fosforo (P), Potássio (K), o famoso N  P  K, além de Cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e Enxofre (S), os três últimos em menor quantidade.

No grupo dos micro nutrientes pertencem Boro (B), Cloro (Cl), Molibdênio (Mo), Ferro (Fe), ManganêS (Mn), Zinco (Zn), Alumínio (Al), Silício (Si), Cobalto (Co) e Chumbo (Pb), Sódio (Na), Níquel (Ni), são essenciais, mas em pequena quantidade, normalmente disponível no solo.

Normalmente o solo, não traz os Macro elementos em quantidade suficiente e nós devemos aplicar- lós conforme a análise de solo. Como uma forma de corrigi-lo.

O pH ideal de plantio na grande maioria dos casos deve estar 5,1 e 6,5, para facilitar a absorção dos nutrientes e para evitar o Alumínio (Al) solúvel no solo, que é toxico para a planta.

O pH com acidez baixa (abaixo de 5), conseguimos corrigir com calcário, de preferência com PRNT acima de 90. Esse calcário e o calcário de concha reagem quase imediatamente.

O quanto se deve aplicar de calcário por metro quadrado? Levando em consideração que o pH está em média de 4 para 5 por exemplo, em torno de 150 gramas por metro quadrado é um número muito recomendado. Mas é importante ressaltar que depende muito do tipo do solo e não podemos recomendar sem análise da granulometria.

A quantidade e qualidade do adubo depende da espécie e o estágio fenológico (idade) da planta. Plantas novas aguentam menos adubo do que plantas adultas, plantas verdes (folhagens) precisam um adubo mais balanceado tipo 10 10 10 do que plantas floridas, que necessitam mais Potássio tipo 6 12 36. Um adubo muito usado 4 14 8 funciona muito bem na fase inicial, o Fosforo ajuda no enraizamento.

A quantidade de adubo por metro quadrado depende também do tipo da planta. Plantas, que enraízam pouco (20 cm), tipo anuais, a dose básica mensal é 200 gramas por metro quadrado, plantas arbustivas como Azaleias, Virburnum, Hortênsias entre outras precisam uma dose de 300 a 350 gramas cada metro quadrado mensal.

Frank Kriftewirth.

Galeria de fotos

Adubação
Adubação
Comentar


Hortitec

Entre os dias de 26 a 28 de junho aconteceu na Holambra SP a 26° Hortitec, a maior feira nacional do setor produtivo para o ramo Horticultura, Fruticultura e Plantas ornamentais.

Leia +
Geada

Curitiba, a capital do estado do Paraná com a altitude de 934 m acima do nível do mar, pertence ao clima temperado. Isso significa, que a temperatura no inverno pode baixar de zero graus Celsius.

Leia +
IPM Essen

Visita da maior feira de Horticultura do mundo, que aconteceu na Alemanhã - IPM Essen 

Leia +